SELO DE SALOMÃO

SELO DE SALOMÃO
MAÇONARIA MÍSTICA, OPERATIVA E ESPECULATIVA - "GOSP" (V.I.T.R.I.O.L.) החירות האחווה שוויון - שלום עלי אדמות - www.fraternidadesetima.mvu.com,br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

“ DE PÉ E À ORDEM “

QQuer.'. rm.'.

S.'.F.'.U.'.


“ DE PÉ E À ORDEM “
Dê um significado para a palavra de pé e à ordem.
No dicionário e na enciclopédia se encontra a palavra “de pé e à ordem” bem explicada.
tem 11 letras,
4 Vogais (e, e, o, e),
2 Vogais com acentos (é, à)
e 5 Consoantes (d, p, r, d, m).
A palavra escrita ao contrário é: medro à e ép ed
A palavra de pé e à ordem ainda não está registrada.
Para muitas pessoas a PALAVRA de pé e à ordem tem um significado especial.


Mas o que significa essa palavra para você?
O que significa estar o Maçom DE PÉ E À ORDEM?
Qual a definição da expressão DE PÉ E À ORDEM?
Significa o Irmão de forma digna, séria, elegante, com o corpo ereto, erguido verticalmente, estando de pé ou sentado no interior de um Templo Maçônico;
Significa que, estando o Maçom em Loja “de pé e à ordem” ele estará de forma absolutamente correta.
Que o Irmão ao dizer-se “de pé e à ordem” para outro irmão, ele está dizendo que está pronto para receber e cumprir ordens e, principalmente,
Que o Maçom diz-se DE PÉ E À ORDEM por estar cônsiente de suas obrigações para com a Sublime Ordem, a Família, a Pátria e a Humanidade.
DE PÉ E À ORDEM o Maçom é elegante, ou seja, é aquele que demonstra interesse por assuntos que desconhece; quem cumpre o que promete; quem retribui carinho e, primordialmente, solidariedade; é muito elegante não falar de dinheiro nos bate-papos informais. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância!
E quando aquele que preside a sessão (Grão Mestre, Venerável Mestre, etc.), determina, às vezes tem o som do autoritarismo, até porque alguns ao invés de pronunciarem DE PÉ E À ORDEM pronunciam, erradamente, DE PÉ É A ORDEM.
Mas por que de pé? Porque sem dúvida alguma em todos os costumes conhecidos o gesto de FICAR DE PÉ, expressa RESPEITO, REVERÊNCIA, CONSIDERAÇÃO e em alguns casos quer significar FORTE HOMENAGEM. É o caso, por exemplo, quando se aplaude de pé alguém que pronunciou um belo discurso, ou que adentra a um determinado recinto…
DE PÉ E À ORDEM, significa que estamos aguardando ordem, à disposição, tanto individual quanto coletivamente. Pronto para receber e procurar cumprir as ordens emanadas de quem pode dar.
Pode, ainda, expressar um gesto de humildade, dado que, a humildade é uma das muitas virtudes cultuadas pelos Maçons e pela Maçonaria.

T.'.F.'.A.'.

De P.'. e a Or.'.

João Luiz Coyado Reverte.'. M.'.M.'. Gr.4º R.'.E.'.A.'.A.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário